IPC-IG promove workshop para a implementação de um registro integrado no Burundi

By IPC-IG

De 8 a 11 de setembro, pesquisadores e palestrantes do IPC-IG e de países como o Quênia, Marrocos, Brasil, Djibouti e Senegal contribuíram para o workshop de treinamento com o Governo do Burundi sobre sistemas integrados de gestão de informações de programas de proteção social. As discussões do evento irão colaborar com a realização de um estudo de viabilidade e um roteiro para a implementação de um registo integrado no Burundi. O workshop foi co-facilitado pelo Sécretariat Exécutif Permanent de la Commission Nationale de Protection Sociale (SEP / CNPS), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Programa Alimentar Mundial (WFP) no Burundi.

O evento teve como objetivo melhorar a compreensão dos representantes do governo e das principais partes interessadas em relação ao desenvolvimento de registros integrados, discutindo aspectos conceituais e experiências dos países e coletando as contribuições dos participantes para ajudar na formulação dos próximos passos para o desenho e implementação de um registro integrado no Burundi.

Uma pesquisa pré-treinamento identificou o perfil dos participantes da oficina, suas expectativas e conhecimentos prévios sobre o assunto. Com base nos dados recolhidos, as sessões desenvolveram os temas técnicos básicos através de apresentações de conceitos e exemplos práticos, conduzindo a discussões relacionadas com o contexto do Burundi.

Durante o workshop, o Secretário Executivo Permanente do CNPS, M. Arcade Nimubona, apresentou o contexto atual de proteção social no Burundi e afirmou que o estabelecimento de um registo integrado é uma tarefa crucial, pois melhorará o direcionamento e a identificação das necessidades de pessoas vulneráveis, proporcionando, assim, um desenho de programa de proteção social mais adequado. Também fortalecerá a coordenação entre os programas de proteção social, reduzindo a duplicação, a fragmentação e as lacunas, maximizando a inclusão das populações carentes.

A sessão de treinamento abordou temas como sistemas integrados de informação de gestão, interoperabilidade, os diferentes tipos de registros, diálogo intersetorial, proteção e confidencialidade de dados, métodos de identificação, análise de vulnerabilidade e marcos legais, administrativos e institucionais.

Para criar com sucesso um registro integrado, faz-se necessário uma avaliação de viabilidade rigorosa, que será realizada pelo IPC-IG por meio de consultas ao governo do Burundi e às várias partes interessadas do país. O workshop foi o primeiro passo para a implementação do registro integrado no Burundi e resultou em lições importantes que ajudarão a subsidiar a avaliação.