Nova revista do IPC-IG aborda obstáculos para a plena participação da mulher no mercado de trabalho

By IPC-IG

 women working

 

Brasília, 8 de março de 2018 - A nova edição da revista Policy in Focus intitulada "Women at work: addressing the gaps" (disponível em inglês) aborda as barreiras significativas que as mulheres em todo o mundo enfrentam diariamente para se posicionarem como cidadãs economicamente ativas. Produzida em parceria com o Centro Canadense de Pesquisa para o Desenvolvimento Internacional (IDRC, na sigla em inglês), esta edição especial é apresentada pelas editoras especialistas convidadas, Carolina Robino (IDRC) e Raquel Tebaldi (IPC-IG) e traz 15 artigos de renomados profissionais e especialistas em políticas públicas. O lançamento da nova edição celebra o Dia Internacional da Mulher.


O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número cinco (ODS5), das Nações Unidas, busca promover a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas. Ao longo das últimas décadas, as sociedades, em geral, e as mulheres e meninas, em particular, alcançaram progressos inigualáveis nos campos da educação e da saúde. Isso deveria promover um círculo virtuoso entre o empoderamento econômico das mulheres e o desenvolvimento sustentável. No entanto, as diferenças salariais e de participação no mercado de trabalho entre homens e mulheres ainda são significativas. Em muitas partes do mundo, as mulheres enfrentam obstáculos e não têm acesso a recursos necessários para se tornarem empresárias e a desigualdade de renda contribui para a perpetuação das diferenças entre os gêneros.


A nova revista do IPC-IG aborda um aspecto crucial do empoderamento econômico das mulheres: a participação no mercado de trabalho. Nem todos os tipos de trabalho resultam em experiências positivas para as mulheres, uma vez que elas enfrentam desafios na busca por empregos produtivos e bem remunerados, que lhes permitam acumular ativos. O tempo que as mulheres podem dedicar ao mercado de trabalho permanecerá limitado se normas sociais profundamente enraizadas, como as relativas ao trabalho doméstico e ao cuidado das crianças, não forem repensadas para que todos os membros da família dividam as tarefas igualmente.

A nova edição da revista Policy in Focus começa com uma discussão teórica sobre a feminização do trabalho e os vínculos entre a participação feminina no mercado de trabalho e o empoderamento econômico das mulheres. Em uma visão geral, os artigos seguintes abordam as diferenças de gênero na participação e na remuneração do trabalho, promovendo uma discussão sobre os determinantes dessas tendências. Os artigos prosseguem examinando políticas e intervenções específicas para avaliar suas boas práticas, limitações e efeitos não intencionais. Os autores não se limitam a considerar soluções potenciais para enfrentar as desigualdades nos mercados de trabalho, mas também examinam a principal fonte de desigualdade de gênero, gerada fora do mercado: a distribuição desigual do trabalho doméstico não remunerados. O papel das normas sociais também é um aspecto importante dessa discussão, tanto para explicar as características da oferta e da demanda pelo trabalho feminino, quanto para destacar a necessidade de se promover a igualdade de gênero.

Com a revista "Women at work: addressing the gaps", o IPC-IG e o IDRC buscam contribuir ainda mais com o debate sobre a igualdade de gênero, bem como fornecer evidências para políticas públicas que ajudem a capacitar as mulheres e remover barreiras ao crescimento inclusivo.


Leia também
"Proteção social: rumo à igualdade gênero" - Esta edição aborda temas-chave relacionados à igualdade de gênero e à proteção social e traz uma ampla gama de contribuições de mulheres acadêmicas e formuladoras de políticas.

"Mulheres protagonistas" - Esta edição especial da revista Policy in Focus destaca exemplos de mulheres que estão se mobilizando, mesmo em uma sociedade antagônica. As mulheres protagonistas lutam contra as barreiras da sociedade, liderando uma revolução social, cultural e econômica.