Boletim Crescimento Inclusivo - Edição 50 - Abril, 2019

 

 

 

 

 

Boletim Crescimento Inclusivo

Caro(a) Leitor(a),

Bem-vindo(a) à nova edição bimestral do Boletim Crescimento Inclusivo, com as publicações lançadas em português pelo Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG) em abril e março.

 

A redução da pobreza rural é urgente e necessária para que as sociedades atinjam os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), pois está interligada com os desafios globais, desde os efeitos das mudanças do clima até o fornecimento global de alimentos e a equidade de gênero. Esta é uma das principais conclusões da nova edição da revista Policy in Focus: intitulada em inglês “Rural poverty reduction in the 21st century” ("Redução da pobreza rural no século 21").

A revista conta ainda com os editores especialistas convidados Ryan Nehring (Universidade de Cornell) e Ana Paula de Campos (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação - FAO) e 14 artigos com uma ampla gama de perspectivas de autores que vão desde organizações internacionais até a academia. Leia mais.

A revista está disponível para download gratuito em inglês, em PDF e em formatos compatíveis com smartphone / tablet.

No One Pager do relatório de Pesquisa "Avaliação da cobertura e das incidências dos benefícios da fortificação de alimentos em Moçambique", o IPC-IG apresenta uma avaliação da cobertura do Programa Nacional de Fortificação de Alimentos (NFFP) moçambicano, referente às farinhas de trigo e de milho fortificadas com ferro e vitamina A, ao açúcar fortificado e ao óleo vegetal. As principais fontes para a análise são uma pesquisa domiciliar transversal de base populacional e testes laboratoriais para determinar a ingestão de nutrientes em amostras de alimentos coletadas em domicílios. Este estudo foi realizado com o apoio da iniciativa do MDG1c "Apoio para Acelerar o Progresso em direção ao ODM1c em Moçambique". O estudo na íntegra e o seu sumário executivo estão disponíveis em inglês, por enquanto.

No Sumário Executivo do relatório de pesquisa "Construindo Sistemas Nacionais de Proteção Social Responsivos a Choques na região do Oriente Médio e Norte da África (MENA)" , Raquel Tebaldi (IPC-IG) identifica uma série de oportunidades e de desafios para melhorar e aumentar os sistemas da proteção social responsivos a choques na região do MENA. Um One Pager sobre o estudo está disponível em português e o estudo na íntegra está disponível em inglês

Esse estudo foi produzido no contexto de um projeto de pesquisa na região MENA, realizado pelo IPC-IG e o UNICEF MENARO. Os seguintes estudos foram lançados sob o mesmo projeto, anteriormente: "Direito das Crianças à Proteção Social no Oriente Médio e Norte da África: Uma análise de arcabouços jurídicos a partir de uma perspectiva de direitos da criança" (sumário executivo); "Visão geral Proteção social não contributiva sob a perspectiva da infância e da equidade" (em inglês) e a série de artigos sobre programas de proteção social não-contributiva em 20 países das regiões MENA em português.

No One Pager "Um subsídio infantil universal para o Brasil: o que precisamos fazer e o que esperar?", Sergei Suarez Dillon Soares, Graziela Ansiliero, Aline Diniz Amaral, Pedro HG Ferreira de Souza e Luis Henrique Paiva (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea) fornecem as bases para a criação de um subsidio universal de crianças no país, discutindo a lógica por trás da proposta, seu design, configuração operacional, projeções de custos e alguns de seus aspectos distributivos. O estudo completo (Working Paper) está disponível em inglês.

No One Pager "Perspectivas sobre a reforma fiscal no Brasil", Marc Morgan (World Inequality Lab, Escola de Economia de Paris e L'Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales) examina o projeto de um sistema tributário que melhor sirva os princípios de equidade e eficiência para o país e para torná-lo um líder global na política fiscal progressiva. A versão na íntegra do estudo (Working Paper) está disponível em inglês.

Já no One Pager "Justiça fiscal no Brasil: a tributação como mecanismo para equidade", Luana Passos (Universidade Federal Fluminense, UFF) esclarece o debate em torno da importância da justiça fiscal na promoção da eqüidade e possíveis caminhos para alcançar essa louvável meta. A versão na íntegra do estudo (Working Paper) está disponível em inglês.

Leia nossos estudos publicados sobre tributação e imposto de renda no Brasil.

Leia a lista completa de publicações em português aqui.

Diálogo Sul-Sul

Próximo seminário virtual da plataforma socialprotection.org

Nossos colegas e parceiros da plataforma online dedicada a temas de proteção social, socialprotection.org, realizam no próximo dia 9 de maio o seminário virtual em inglês “Promoting Early Childhood Development Through Combining Cash Transfers and Parenting Programs”.

A sessão é organizada pelo Banco Mundial e o Governo do Japão. Clique aqui para se registrar gratuitamente

A plataforma socialprotection.org é hospedada e desenvolvida pelo IPC-IG.

Workshop na Tânzania

O IPC-IG teve a honra de participar do Workshop do Transfer Project, realizado em Arusha, na Tanzânia, de 2 a 4 de abril, onde pesquisadores e formuladores de políticas se reuniram para discutir evidências de políticas de proteção social na África subsaariana.

O Coordenador de Pesquisa Sênior do IPC-IG, Fábio Veras, fez a apresentação intitulada em inglês "Graduation from Poverty versus Graduating from Social Protection – Setting the Scene and Discussing the Evidence" O Transfer Project é uma parceria entre a UNICEF, a FAO, a UNC Chapel Hill, governos nacionais e parceiros de pesquisa locais.

IPC-IG na Conferência BAPA+40

Nossa Oficial Sênior de Projetos, Mariana Balboni, participou da II Conferência das Nações Unidas de Alto Nível sobre Cooperação Sul-Sul (BAPA+40), realizada em Buenos Aires de 20 a 22 de março de 2019. Saiba mais sobre o nosso trabalho aqui.

Notícias

Oportunidades de emprego e programa de estágio no IPC-IG

Quer fazer parte de nossa equipe? Estamos contratando: Assistente de Viagem e Executiva; Pesquisador(a) - Demografia e Métodos Estatísticos; Pesquisador(a) - Proteção Social; e Assistente de pesquisa. O prazo para candidaturas termina em 29 de abril. Todos os anúncios das vagas estão em inglês.

Também estamos aceitando inscrições de candidatos para o nosso Programa de Estágio de 2019. Requisitos e informações sobre como se inscrever estão disponíveis aqui.

Aula sobre proteção social para futuros diplomatas brasileiros

Nosso Coordenador Sênior de Pesquisa e Pesquisador do Ipea Sergei Soares deu uma aula sobre programas e políticas de proteção social no Brasil para uma turma de futuros diplomatas brasileiros e representantes de governos estrangeiros no dia 10 de abril, no Ministério das Relações Exteriores.

Próxima edição

A próxima edição bimestral do Boletim Crescimento Inclusivo será publicada em junho de 2019, repleta de novas publicações e informações. Até lá!