O IPC-IG e o UNICEF estudam como combinar esquemas de proteção social com proteção infantil

By IPC-IG
Foto: Zurijeta/Canva

O Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG) e o Escritório Regional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), por meio de seu Escritório Regional para o Oriente Médio e Norte da África (MENARO), se uniram para pesquisar boas práticas em países da região que estabelecem vínculos entre proteção social e proteção infantil. 

De acordo com um Research Report divulgado por ambas as instituições, ainda há muito espaço para tornar os programas não-contributivos de proteção social da região mais sensíveis às necessidades das crianças, inclusive por meio de uma melhor integração com outros serviços sociais. Ao mesmo tempo, o número de crianças que vivem em famílias em situação de pobreza aumentou para mais de 60 milhões por causa da pandemia de COVID-19.

Neste contexto, um novo Policy Research Brief está sendo produzido. Os pesquisadores do IPC-IG estão desenvolvendo uma revisão documental das melhores práticas, usando o Marrocos, a Tunísia, o Egito, o Brasil e o Iraque como referências. 

Até agora, foram realizadas quatro reuniões com representantes do UNICEF no Egito, Marrocos, Tunísia e da região do Magrebe para coletar informações e discutir as melhores práticas feitas por e para a força de trabalho relacionada aos Serviços Sociais, combinando programas de proteção social, como transferências de renda, com serviços de proteção infantil para melhorar tanto o resultados para as crianças especificamente quanto para a proteção social de forma mais ampla.

brief faz parte do projeto Apoio Técnico em Proteção Social para o UNICEF MENARO, e também será apresentado em um webinário.