Retrospectiva 2020: América Latina e Caribe

By IPC-IG

 

           latin american kids playing

 

Com o objetivo de melhor compreender as respostas de proteção social à pandemia da COVID-19 dos governos da região, o IPC-IG e o Escritório Regional do UNICEF para a América Latina e Caribe (LACRO) desenvolveram conjuntamente uma série de quatro notas técnicas, reportando as ações tomadas, com o foco em programas de assistência social, seguro social e mercado de trabalho. Essas notas substituíram um relatório de pesquisa sobre as respostas de proteção social sensíveis a choques na região.

A primeira nota foi publicada em maio e foca em Assistência Social (principalmente transferência de renda e medidas de alimentação escolar). A segunda foi lançada em setembro, e trata de Previdência Social e Intervenções no Mercado de Trabalho. Ambas as notas estão disponíveis em espanhol e incluem um anexo com um mapeamento abrangente das medidas de proteção social adotadas por 24 países na região. As duas notas restantes serão publicadas em 2021.

Os resultados das notas técnicas foram apresentados no Virtual Booth Talk organizada pelo UNICEF LACRO durante a e-Conferência mundial "Turning the COVID-19 crisis into an opportunity: What’s next for social protection?", que ocorreu de 5 a 8 de outubro de 2020, pela plataforma  socialprotection.org, em parceria com o IPC-IG e outras instituições.

Publicado em maio, o Research Report “Maternidad y paternidad en el lugar de trabajo en América Latina y el Caribe — políticas para la licencia de maternidad y paternidad y apoyo a la lactancia materna”, de Charlotte Bilo (IPC-IG) e Raquel Tebaldi (antiga pesquisadora do IPC-IG), aborda as políticas de licença parental e apoio à amamentação no local de trabalho. A publicação foi produzida em parceria com o UNICEF LACRO, e acaba de ser listada como uma das finalistas do "Best of UNICEF Research and Evaluation 2020” como um dos 18 estudos do UNICEF produzidos em 2020 que melhor contribuem para a tomada de decisão baseada em evidências para a melhoria de vida de crianças.

Três outros produtos estão atualmente em desenvolvimento e devem ser finalizados durante o primeiro semestre de 2021: um estudo sobre o acesso de crianças migrantes venezuelanas aos sistemas de proteção social na região, que está sendo produzido em parceria com o Programa Alimentar Mundial (WFP) e o UNICEF; um relatório de pesquisa sobre benefícios universais para crianças, que abrange quatro estudos de caso de países na América Latina, e uma estratégia de proteção social para o UNICEF LACRO.